Entendemos a Escola como um lugar de pertencimento. Lugar esse, onde as crianças tenham prazer de estar, que traga em si a surpresa e o encantamento, cultivando a curiosidade, a investigação, a descoberta.
Desde pequenas as crianças elaboram, validam, descartam, confrontam ideias/hipóteses, constroem conhecimentos. E buscam, na interação com seus professores, com crianças mais experientes e com seus pares, maneiras particulares de pensar, de fazer e de resolver desafios.
É na escola que passam a conviver com outras crianças e adultos, utilizando diferentes linguagens para comunicar suas ideias e, assim, ampliar o conhecimento de si e do outro.
Também é por meio das brincadeiras que elas experimentam novas situações para compreender o mundo ao seu redor. A criança além de imaginar, criar laços afetivos com os brinquedos e materiais, idealiza suas ideias e as comprova através da experimentação. As brincadeiras dão forma e concretude às interpretações que elas fazem do mundo e expressam um modo de pensar.
Por isso, os projetos, sequências didáticas, jogos e brincadeiras realizadas na St. Patrick, possibilitam aos estudantes vivenciar diferentes experiências e aprender a observar, levantar hipóteses, estabelecer relações, registrar, compartilhar e realizar descobertas.
O desenho é uma linguagem que está presente nas turmas da Educação Infantil diariamente, algumas vezes, mais do que uma vez por dia, e em diferentes momentos da rotina. É mediante essa linguagem que podemos observar o modo que cada criança comunica suas ideias, bem como as pesquisas individuais e as descobertas coletivas. O fato de o desenho ocupar espaço tão intenso no seu dia a dia e no dos professores, abre um potente campo de investigação sobre essa linguagem, utilizada por crianças que ainda não escrevem, mas que comunicam suas ideias, compartilham saberes e se fazem entender.