Projetos

Com os projetos, o currículo ganha, gradualmente, um caráter mais político e cada vez mais voltado para o universo além dos muros da escola.

 

É tempo de discutir profundamente os acontecimentos culturais, políticos, econômicos, tecnológicos e do meio-ambiente, referente a contextos próximos, assim como distantes.

 

 

 

 

PROJETOS REALIZADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Projeto da Chuva

 

 

Quem não gosta de ficar olhando a chuva cair e se imaginar caminhando nas poças de água? Então, imaginem as crianças... tudo lhes chama a atenção e desperta o seu interesse. Até mesmo aqueles trovões tão assustadores, encantam pelos seus mistérios!

 

 

 

 

 Animais do Fundo do Mar

 

Pensar como as crianças constroem as relações entre o ambiente pesquisado e os animais que ali vivem, oportuniza inúmeras situações de aprendizagem e conhecimento.

 

 

 

 

 

PROJETOS REALIZADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I E II

 

Roda de Biblioteca

 

 ”Ler para nutrir e estimular o imaginário”

( Josette Jolibert)

 

Durante todo o ano as turmas do Ensino Fundamental I e II participam das rodas de biblioteca que são realizadas em sala de aula em períodos semanais. Quinzenais no 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano.

 

Geralmente são divididos em dois momentos, “contar” e trocar.

 

Para o primeiro momento criamos diferentes propostas a fim de que os alunos ampliem seu repertório e fiquem “contaminados” pelo prazer de ler, através das informações e apreciações dos livros lidos pelos colegas ou professor e discussões sobre algum tema referente ao assunto. É este o momento também que os livros novos da roda são apresentados.

 

Atividades realizadas no primeiro momento – Pré-rodas:

 

As crianças são reunidas em pequenos grupos para discutirem algumas questões: O melhor livro que li, o livro que não acabei de ler, o personagem que mais gostei e suas características, o ambiente da história e suas características, análise das ilustrações, leitura de trechos do livro por um aluno do grupo, como é feita a escolha do livro, local e horário da leitura, o papel dos capítulos...

 

Leitura Compartilhada

 

As crianças aprendem muito sobre linguagem escrita ouvindo a leitura de um adulto, ou dividindo com ele a leitura de um livro.

Por isso a partir do 2º ano até o final do 9º ano, os estudantes da escola St. Patrick participam da atividade da leitura compartilhada.

A professora lê um livro em capítulos e cada criança com o seu livro, acompanha a leitura.

Essa atividade acontece todos os dias (6º ano até 9º ano nos períodos de Língua Portuguesa).

 As crianças aprendem os procedimentos sobre como ler um livro com maior número de páginas.

 

 

Panópolis: Integrando espaços e pessoas 

Turmas: 8º e 9º ano

 

Intercâmbio entre os estudantes da Escola St. Patrick e alunos da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o objetivo de criar projetos para a cidade Passo Fundo, apropriando-se de espaços públicos e tornando-os espaços de aprendizagem.

 

 

 

 Escola Na Rua - Os espaços de travessias entre rios e ruas de Passo Fundo

 livro-escola-em-passo-fundo

 

Escola Cidade - Passo Fundo/Belo Horizonte

escola-cidade-passo-fundo-belo-horizonte

 

As Cidades Invisíveis em Passo Fundo

As-cidades-invisiveis-em-Passo-Fundo.

 

 

 

 

© 2017 Escola St Patrick - Rua General Netto, 870 - Passo Fundo-RS