Atuação

EDUCAÇÃO INFANTIL: MINI-GRUPO, GRUPO 1, 2, 3 e 4

 

Por que e para que a criança pequena vai para a escola?

 

“Se você perguntar a ela, a resposta é: para estudar. Desde muito pequena a criança já demonstra algum conhecimento a respeito do que se faz na escola. Muitos pais acreditam que seus filhos pequenos vão à escola só para brincar e conviver com outras crianças, mas para a criança é para aprender.

 

Na Escola St. Patrick as crianças participam de diversas situações na construção progressiva de valores significativos, tanto na interação social como na cooperação.

 

Ser autônomo significa assumir pequenas responsabilidades, respeitar o que é meu, o que é seu, o que é nosso, através de regras e limites para uma convivência agradável e saudável.

 

Conversar com o colega ou com a professora para resolver problemas, aceitar ajuda quando necessário, expor suas ideias e compreender diversas situações, são pontos importantes para a construção de valores e atitudes das crianças.

 

 

A participação da família: o papel dos pais na vida escolar de seus filhos.

 

Desde antes do início das aulas (a partir de 2011), já temos as primeiras reuniões com os pais para discutir o processo de adaptação e os primeiros dias de aula.

 

Com isso, pais e professores se conhecem e trocam informações.

 

Além desse aspecto, propiciar a comunicação, o diálogo construtivo e o respeito mútuo entre os dois ambientes de crescimento, são essenciais para os envolvidos na tarefa de educar.

 

Como se aprende?

 

Em meio a projetos e situações diversas as crianças falam sobre o que sabem, ouvem e pensam sobre os comentários de outros, enfrentam problemas, consideram informações apresentadas pelo professor e a partir de tudo isso, produzem.

 

As situações de aprendizagem vividas nessa etapa são em sua maioria, organizadas para que as crianças tenham experiências de troca com pares, pequenos grupos ou com sua turma inteira. O que é sobretudo importante para que aprendam a trabalhar em equipe e compartilhar o que aprendem.

 

ENSINO FUNDAMENTAL I (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano)

 

Para as crianças que iniciam esse período que corresponde as classes de 1º ao 5º ano, a escola oferece novos aspectos em relação a organização para a aprendizagem.

 

Conhecer essa organização e dominar os procedimentos necessários para aprender os novos conteúdos torna-se um desafio real e motivador.

 

Formação do estudante – as novas exigências

 

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental I o trabalho dos professores visa à adaptação dos alunos a rotina e as novas demandas escolares, assim como a construção de novas competências que possibilitem o desenvolvimento de estudantes capazes de enfrentar os novos desafios.

 

As propostas de trabalho privilegiam o trabalho em duplas ou em pequenos grupos com situações em que as crianças explicam o que sabem, perguntam o que não sabem, justificam suas opiniões e argumentam.

 

Nessa fase a lição de casa passa a ser diária e aborda conteúdos importantes relacionados ao trabalho desenvolvido em sala de aula: pode complementar a aula dada ou configurar como mais um espaço de reflexão sobre determinado assunto, iniciando uma proposta que terá continuidade nas aulas seguintes.

 

ENSINO FUNDAMENTAL II (6º, 7º, 8º e 9º ano)

 

Nesse segmento da escolaridade assistimos a uma mudança definitiva e profunda na vida dos alunos, os últimos traços da infância dão lugar a novas formas de compreender o mundo, que na escola é concretizada em condutas que simbolizam claramente esse crescimento.

 

As novas ferramentas para pensar e aprender torna o aluno mais questionador e crítico e, para corresponder a essas novas possibilidades intelectuais, as diversas disciplinas fazem uso de projetos didáticos com uma metodologia de resolução de problemas.

 

 

 

© 2017 Escola St Patrick - Rua General Netto, 870 - Passo Fundo-RS