A Escola

No ano de 1994, em uma casa térrea da rua Uruguai (1261) a Escola de Educação (depois denominada Escola de Ensino Fundamental St. Patrick), iniciou o seu projeto pedagógico com cinco classes de Pré-Escola (de 2 a 6 anos).

O desafio que se colocou a equipe da escola desde a sua fundação, foi à busca de uma prática pedagógica baseada nas teorias e pesquisas que tivessem contribuído para uma mudança no tradicional processo de ensino-aprendizagem.

 

 


Para viabilizar o Ensino Fundamental a escola mudou-se em 1995 para uma casa (rua General Neto, 870) com cerca de 1.803 m2, repleta de árvores que dão sombra e também muitos frutos, onde está ate hoje e que traduz a combinação harmoniosa entre espaço e projeto pedagógico.

Em 1998 já com o trabalho pedagógico em Educação Infantil estruturado iniciou-se a implantação do Ensino Fundamental, gradativamente: 1998 (1ª série); 1999 (2ª série); 2000 (3ª série); 2001 (4ª série).

Em 2004 surgiu outro desafio: implantar o projeto pedagógico da Escola de Ensino Fundamental St. Patrick: 5ª série, 6ª série, 7ª série e 8ª série.

Após vencer mais esse desafio, a escola atualmente mantém as modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ano ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ano ao 9º ano).

 


FILOSOFIA 

A Escola de Ensino Fundamental St. Patrick é um projeto educacional aberto a transformações, centrado na capacidade de aprendizagem do aluno e visa primordialmente, a produção de conhecimento, abrangendo o espaço das relações ensino/aprendizagem.

INTENÇÕES EDUCATIVAS

A intenção educativa é um processo que contribui não somente para que o aluno aprenda conteúdos, mas que aprenda a aprender e que aprenda que pode aprender, e que sua repercussão não se limite ao que ele sabe, mas que também ao que sabe fazer e como vê a si próprio.

AVALIAÇÃO DO ALUNO

A avaliação ocorre simultaneamente durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Para o aluno é o instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização de seu investimento na tarefa de aprender.


PROPOSTA PEDAGÓGICA 

Na Educação Infantil, uma das principais metas é que o aluno forme estreitos vínculos com professores, funcionários e com todas as situações de aprendizagem vivenciadas no dia-a-dia.

Que adquiram segurança em suas próprias capacidades expressivas, cognitivas, motoras, afetivas e sociais em relação aos outros e ao conhecimento, vivenciando múltiplas oportunidades para o desenvolvimento da criatividade e do prazer pelo conhecimento e cultura.

 

  


Visa também progressiva construção de valores significativos na interação social como: "autonomia e a cooperação" e  que cuidem dos próprios pertences, dos materiais de uso comum, conversem para resolver problemas, considerem as colocações do outro - colega ou adulto – dialogando e expondo seu ponto de vista em diferentes situações.

 
© 2017 Escola St Patrick - Rua General Netto, 870 - Passo Fundo-RS